2 março, 2020
|
CAAPR
Espaço Criança – Brincar é Legal e Banheiro Família são inaugurados pela CAA-PR
A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) inaugurou, no dia 28 de fevereiro, o Espaço Criança – Brincar é Legal, na sede da OAB Paraná. O espaço foi pensado para receber os filhos das advogadas e dos advogados que participam de reuniões, eventos e cursos na Seccional. A inauguração contou com a apresentação do Grupo de Teatro da CAA-PR, os atores encenaram a peça “As Aventuras de Juvenal, o Vassourinha Real” e prenderam a atenção de mais de 100 pessoas, entre crianças e adultos. Além do Espaço Criança, também foi inaugurado o Banheiro Família, uma estrutura para garantir a privacidade e trazer comodidade para as crianças e para os responsáveis.
Em seu discurso, o presidente da CAA-PR, Fabiano Augusto Piazza Baracat, destacou que a criação do Espaço Criança – Brincar é Legal e do Banheiro Família é a realização de um sonho antigo. “O objetivo é que as famílias tenham um espaço adequado para deixar as crianças enquanto participam de atividades na sede da OAB Paraná”, disse. Baracat agradeceu as diretorias da CAA-PR, da OAB Paraná e as comissões que pleitearam a criação do Espaço Criança - Brincar é Legal. Para a advogada Luciana Sbrissia Bega, secretária-geral da CAA-PR e ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada na gestão 2016-2018, o espaço é um benefício para as famílias que frequentam a OAB Paraná, solicitado pela Comissão da Mulher Advogada e por outras comissões. "Tanto as advogadas, quanto os advogados poderão deixar seus filhos no Espaço Criança durante os eventos, cursos e palestras."
Realização conjunta
A advogada Marilena Winter, vice-presidente da OAB Paraná, ressaltou que o Espaço Criança é um símbolo de respeito pela mulher advogada. “Estamos entregando algo transformador. É uma realização para os advogados e para as advogadas. Hoje é um dia de vitória para nós, uma realização conjunta”, comemorou.
Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Mariana Lopes da Silva Bonfim, a criação do espaço é uma conquista para a advocacia e principalmente para a Comissão da Mulher Advogada. “É a realização de um sonho! Encontrar um espaço onde nossos filhos podem ficar e nos esperar durante os eventos. Os pais e as mães podem vir aos eventos e saber que os filhos estarão seguros”, afirmou. Na opinião da advogada Melina Fachin, membro consultora da Comissão da Mulher Advogada, o Espaço Criança é essencial para promover a igualdade de gênero na sede da OAB Paraná. Para ela, ter um lugar para as crianças ficarem enquanto as mães estão nos cursos da Escola Superior da Advocacia (ESA) ou em outros cursos promovidos pela Seccional é efetivamente fundamental. "Achei fantástica a iniciativa da CAA-PR, o espaço vai ajudar muito as advogadas e os advogados", disse.
Outra comissão que participou do pleito pela criação do Espaço Criança foi a Comissão de Advogados Empregados das Estatais da OAB Paraná, presidida pela advogada Valdirene Pinheiro. “Pedimos um espaço especial para acolher as nossas crianças de forma a garantir uma maior participação de todos os membros em nossas reuniões e eventos”, contou. “Poder equilibrar nossa atuação profissional com os pequenos por perto, nos permite não só mais tranquilidade, mas também possibilita uma interação da família com a nossa valorosa instituição”, explicou.
Para a advogada Patrícia Santos Précoma Pellanda, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, esta é uma iniciativa esperada pelas mães advogadas há bastante tempo. "É muito importante ter esse apoio para participar das atividades na OAB Paraná. Com certeza vai contribuir muito para continuar exercendo a minha função como presidente da Comissão", afirmou.
Espaço adequado
Daniela Ballao Ernlund, vice-presidente da CAA-PR na gestão 2016-2018, explicou que o Espaço Criança era uma necessidade para a sede da OAB Paraná, que recebe diariamente muitos advogados e advogadas. "Precisávamos de um espaço adequado e bem estruturado", disse. "O Espaço Criança - Brincar é Legal vem deixar ainda mais registrada a atenção e a preocupação da CAA-PR com a família das mães e dos pais advogadas que vem à ESA, aos escritórios compartilhados e ao centro de inclusão digital para estudar ou trabalhar.”
Conteúdos relacionados