11 março, 2016
|
CAAPR
Debate sobre a carreira e os desafios da advogada marcou Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi marcado por um debate na Seccional sobre o mercado de trabalho, carreira e desafios da advogada, empoderamento e protagonismo da mulher. Os temas foram abordados pela advogada e coach de carreira Tayná Leite. O evento foi promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e pela OAB Paraná, dentro da proposta do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada.
A CAA-PR foi representada pela vice-presidente Daniela Ballão Ernlund e pelas diretoras Márcia Helena Bader Maluf Heisler, Julia Gladis Lacerda Arruda, Luciana Carneiro de Lara e Iolanda Gomes. Ao saudar as advogadas e convidadas presentes, Daniela Ballão citou a preocupação da diretoria em ter mais mulheres nos cargos de liderança, enaltecendo a representatividade de nomes como a da secretária-geral da Seccional, Marilena Winter, e da conselheira federal, Edni Arruda. “São exemplos da força da mulher”, frisou.
Mais de 80 advogadas participaram do encontro, que superou as expectativas dos organizadores. “Foi o primeiro evento do ano planejado pela Caixa de Assistência. Considerando que 2016 é o ano da valorização da mulher advogada, a Caixa decidiu aderir e promover um debate sobre carreira às advogadas do Paraná. Isto porque entendemos que devemos estar próximos de nossas advogadas, oferecendo instrumentos de reflexão e desenvolvimento de seus potenciais”, afirmou.
Em sua palestra, a Tayná Leite trouxe dados estatísticos demonstrando a desigualdade de gênero, principalmente, em termos de remuneração e a dificuldade de enfrentamento do problema, tendo em vista as inúmeras tarefas assumidas pela advogada como mulher. Também fez demonstração de técnicas comportamentais de valorização profissional. Para a secretária-geral da CAA-PR, Márcia Helena Maluf Heisler, o encontro atingiu os objetivos propostos. “Promover ações que ampliam as oportunidades e provocam a discussão do protagonismo da mulher na sociedade são extremamente importantes”, apontou. “Em termos práticos, tenho certeza que muitas saíram satisfeitas e compreendendo o que se quer com o tal de empoderamento, ou seja, a valorização da mulher em seu dia a dia, na sua vida pessoal e em sua profissão”, completou a vice-presidente Daniela Ballão.
De acordo com a palestrante Tayná Leite, falar sobre empoderamento feminino e protagonismo é sempre especial. “Trazer o assunto para mulheres advogadas na nossa casa onde, infelizmente, ainda temos uma representatividade tão pequena, foi ainda mais significativo – quase indescritível!”, acentuou. “Nós, mulheres advogadas, temos muitos espaços a serem ocupados, que precisam da nossa visão e da nossa voz para tornarem-se mais justos e igualitários para a sociedade como um todo”, declarou.
Tayná afirmou que ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos e obstáculos estruturais a serem superados. Citou como exemplos, a dupla jornada; a culpabilização das vítimas de violência doméstica e sexual; o preconceito velado ou não; a baixa autoestima que nos é minada desde a mais tenra idade. “Reconhecer esses desafios, assumir a nossa condição de privilégio quando houver (de classe, raça, oportunidades), desconstruir imposições sociais que nos aprisionam e fazer o bom uso de nossos talentos, a fim de assumir o papel de protagonistas de nossas vidas e vetores de mudança da sociedade, são os principais passos para a transformação necessária”, defendeu.
O presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que as mulheres representam hoje 45% do quadro de advogados do Paraná. “Acreditamos que nesta gestão as advogadas serão maioria em nosso estado”, disse Noronha. O presidente afirmou que a diretoria está engajada no Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada e que novos projetos com este foco serão realizados. “A OAB Paraná terá um olhar muito atento em relação à mulher advogada e às profissionais em início de carreira - muitas delas têm dupla, tripla jornada. Vamos atuar visando melhorar a qualidade de vida das advogadas e lutar pela igualdade de gênero, denunciando todos os casos onde isso não ocorra”, afirmou Noronha. O presidente defendeu a criação de Comissões da Mulher Advogada nas 47 subseções, a unificação das comissões e a promoção de encontros semestrais para integrar advogadas da capital e do interior.
Também estiveram presentes no evento as conselheiras estaduais Maria Regina Zárate Nissel, Iverly Antiqueira Dias Ferreira, Débora Catani e Regina Elizabeth Ribarize; a coordenadora da ESA, Graciela Marins, e a presidente da AAMA, Gladys Haluc, além de integrantes da associação.
Valorização da Mulher
A coordenação e execução do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada estão a cargo da Comissão Nacional da Mulher Advogada, em conjunto com as Seccionais, as Caixas de Assistência dos Advogados e as Subseções, em todo o território nacional. O plano foi criado pelo Conselho Federal em setembro de 2015, através do Provimento nº 164/2015.
Exposição
O Dia Internacional da Mulher foi marcado também pelo lançamento da exposição “Segundo Olhar – Sentimentos, nuances de luzes e sombras, forte expressão”, da fotógrafa Gláucia Labanca, da Associação das Amigas da Mama (AAMA). A mostra pode ser conferida até o dia 31 de março, na Galeria de Presidentes.
Cascavel
Em razão do sucesso, a Caixa de Assistência promove este mesmo evento em Cascavel, no dia 17 de março. “Estamos muito satisfeitos em poder levar esta conversa ao interior do estado, para que outras advogadas tenham a oportunidade de refletir e debater sobre o tema. Tenho certeza que também será um sucesso”, destacou a vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão.
Com informações da assessoria de imprensa da OAB Paraná
Conteúdos relacionados